sexta-feira, 14 de maio de 2010

Meio Ambiente - Nós estamos no Meio

Esses dias eu estava indo na igreja, e achei um folhetinho do Meio Ambiente. Decidi levar para casa e mostrar a todos o que ele falava.
Ai vai...

Meio Ambiente - Nós estamos no Meio

Falar da natureza está na moda. Todos estão abrindo espaço para falar desse tema. A televisão mostra muitos locais destruídos. Jornais e revistas do mundo inteiro estão cheios de notícias alarmantes.
A verdade é que essa grande onda ecológica está mostrando um lado muito triste da história do ser humano na terra. Os dados que nos vêm de todos os cantos são assustadores.
Já ouvimos falar sobre a destruição da Amazônia, sobre os buracos na camada de ozônio da atmosfera, sobre a poluição dos mares, o lixo atômico,apoluição do ar, sobre o aquecimento da Terra, e por aí vai...
Tudo isso está acontecendo porque o ser humano está destruindo seu próprio ambiente de vida. Tudo em nome do lucro facil. A humanidade lida com a natureza como se as reservas nunca acabassem. O ser humano decidiu que é o único dono de tudo que existe.

Tocando o alarme

Essa destruição não acontece somente em grande escala, como, por exemplo, nas grandes queimadas na Amazônia. A destruição da natureza começa dentro de nossa casa. Usamos produtos que poluem os rios. Abusamos dos descartáveis. Misturamos todo o lixo doméstico no mesmo saco e usamos muito plástico. Usamos veneno demais na lavoura e na horta. Lidamos com o solo de maneira errada, criando erosão. Na verdade, desperdiçamos muita coisa que poderia ser usada com mais cuidado.
A natureza está tocando o alarme há muito tempo, mais nós continuamos a viver como se fôssemos a ultima geração na terra. Por onde passamos deixamos destruição. Se não pararmos, nossos filhos e netos terão mais nada para preservar, nem lugar para viver.

A tarefa é de todos

É hora de parar. Ecologia não pode mais ser apenas uma moda que passa. Nós, seres humanos, também não podemos mais nos dar ao luxo de dizer que ela não é importante. Preservar a natureza é preservar a vida na Terra. Portanto, é uma questão de vida e morte.
Precisamos mudar nosso estilo consumista de vida. Isso sigifica, por exemplo, pensar duas vezes antes de comprar ou usar determinado produto. É preciso também aprender a separar o lixo doméstico para não jogar fora o que pode ser aproveitado. No brasil, populações inteiras vivem somente de reciclagem de lixo.
Mas só isso não basta. Não dá mais para calar diante da destruiçãoo da natureza. Com muita coragem é preciso denuncias abusos e crimes ecológicos. Como seres humanos, seja você o primeiro a entrar numa entidade de preservação do ambiente natural. Se tal entidade não existe em sua cidade, busque apoio entre amigos para criá-ça.


Fim =)

Maicon aki o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário