quarta-feira, 12 de maio de 2010

Era da Glaciação. Pode acontecer ou não?

As glaciações são fenômenos climáticos que ocorrem ao longo da história do planeta Terra. Como o próprio nome sugere, são períodos de frio intenso, dentro de uma era do gelo, quando a temperatura média da Terra baixa, provocando o aumento das geleiras (ou glaciares) nos polos e em zonas montanhosas, próximas às regiões de neve perpétua (que nunca derrete).

Atualmente as geleiras ocupam 10% da área total do planeta e a maioria está localizada nas regiões polares como a Antártica e a Gronelândia, mas nem sempre foi assim. Nos períodos glaciais o gelo cobria cerca de 32% da terra e 30% dos oceanos.

As glaciações provocaram grandes mudanças no relevo continental e no nível do mar. Quando a temperatura global diminuiu, ocorreu, como consequência, o aumento das geleiras, ou seja, as baixas temperaturas provocaram o congelamento da água nos pólos aumentando a quantidade de gelo nas calotas polares.

Outra consequência deste processo foi que a formação das geleiras não ficou mais restrita às regiões polares. A neve e o gelo foram se acumulando nas zonas montanhosas próximas aos picos, ano após ano, até que seu próprio peso fez com que se deslocassem lentamente, provocando grandes alterações de relevo no caminho por onde passam .

Outra consequência foi o rebaixamento eustático do nível dos mares devido à retenção de água nos pólos. O mar se afastou da linha da costa, das praias, por exemplo, expondo grandes extensões de terra e ligando ilhas e continentes entre si, formando as chamadas pontes terrestres.

Ultimamente, o homem, com a emissão de gases de efeito estufa tem acelerado do ritmo da interglaciação, com isso provocando o derretimento de gigantescos icebergs, elevando o nível do mar e ampliando a escala de catástrofes naturais.

Será verdade? Do jeito que o homem está contribuindo com o aumento do aquecimento global, isso será possível?


Espero ter ajudado.


- Lucas aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário